sábado, 1 de outubro de 2011

Roda de Pogo - A Dança Punk



Essa é a "Roda de Pogo" (pronuncia-se pôgo), aquele aparente tumulto em frente ao palco, que na verdade é a dança amigável de várias pessoas que estão felizes, chutando o estresse e curtindo um som. Esse documento vai tentar descrever essa dança e as suas características.





O ambiente, vazio
Vamos começar com o lugar onde acontecem os shows. Nada de grandes galpões, palcos espaçosos de 2 metros de altura, camarotes, seguranças, jogos de luzes, gelo seco, inspeções sanitárias e dos bombeiros. Esqueça tudo isso. Os shows acontecem em bares, porões, garagens e similares. São lugares comuns e apertados, que às vezes têm um palco.
Então imagine um bar comum, um boteco com balcão e mesas. No fundo, uma porta que está sempre fechada e leva a uma sala pequena, escura e vazia, sem móveis, sem decoração. Essa é a sala onde acontecem os shows. Suas características:
As paredes são escuras (pintadas de preto ou simplesmente sujas).
Não há janelas, pois o som não pode escapar para a vizinhança.
Ventiladores são um extra e ar condicionado não existe.
A iluminação é mínima, com luzes amareladas e cansadas.
O cheiro é uma mistura de mofo com fumaça de cigarro, cerveja e suor dos shows anteriores, porém é suportável.
O chão é grudento.
No canto da sala tem um "palco", um tablado preto de 20cm de altura onde cabe uma banda de três integrantes. O palco é vazio também, pois os amplificadores, instrumentos e toda a aparelhagem são trazidas pelas bandas.
Extintores? Saída de incêndio? Luzes de emergência? Esqueça.
O ambiente, cheio
O público chega e o lugar fica cheio. Mas cheio no sentido "lotado" da palavra. Não há espaço para se movimentar livremente, é preciso que outras pessoas saiam do caminho para que você possa andar. Tem de tudo: punks de moicano colorido, metaleiros cabeludos de preto, carecas de suspensório, gurizada de 14 anos, bêbados do boteco, surfistas de bermuda e até gurias bem arrumadas.
Os caras (e gurias) das bandas são pessoas não identificáveis no meio do público, que na sua vez vão ao palco para tocar. Nas outras bandas eles são como todos os outros, assistem e participam do pogo.
A porta fica sempre fechada para o som não escapar para a vizinhança e lembre-se que não há janelas. O resultado é que o ar não circula, não se renova. Verão ou inverno, tanto faz. Dentro da salinha é sempre um forno e todos suam. "Calor humano" ganha um novo sentido nesse ambiente.
O cheiro que antes era suportável agora fica realmente forte. São adicionados mais ingredientes à mistura: respiração, flatulência e suor dos presentes, cerveja derramada no chão (Ah, por isso que é grudento!) e fumaça de cigarro (nicotina e maconha). Depois de um tempo você aprende a ignorar o seu nariz.
Devido ao calor do ambiente, a maioria dos caras está sem camisa e pingando de suor, e como todos estão espremidos, o contato de sua pele com o suor de vários indivíduos é inevitável. O tato é outro sentido que você aprende a ignorar.
O lugar é fechado, então as paredes começam a suar. O teto também fica molhado e gotas de sei-lá-o-quê caem na sua cabeça. O chão fica igualmente molhado de suor e de cerveja, passando de grudento a escorregadio. Este é um elemento dificultador do pogo.
Não há seguranças. Não há policiamento. Não há qualquer tipo de controle. O dono do bar raramente se incomoda com o show. As bandas e o público tomam conta de tudo. O bom senso funciona, mesmo tendo vários bêbados e drogados no recinto.
A primeira banda vai ao palco e o show vai começar. São cinco integrantes que se espremem para caber no mini-palco. É comum eles se trombarem durante o show. A primeira fileira da platéia consegue ver a banda toda, o resto do público só vê cabeças. Mas como o objetivo é dançar, ou melhor, pogar, isso não importa.
O pogo
Ah, o pogo. A razão da existência de um show punk. O momento de alegria e energia quando o punk e o surfista se abraçam, depois se chutam, depois se abraçam de novo e por aí vai. Tudo numa boa.
Pogar é simplesmente "dançar" num contexto punk. O termo "poguear" também pode ser usado, porém é menos comum. O som punkrock/hardcore é forte, rápido e cheio de energia, e a dança reflete essas características. Ao ouvir a música, seu corpo inteiro vibra e a vontade que dá é a de extravasar essa energia: pular, correr, sair chutando o mundo. E assim é a dança, consiste em pulos, correrias e movimentos cadenciados de braços e pernas.



O pogo clássico foi eternizado com o desenho da banda Circle Jerks (acima). O movimento é o seguinte: você anda, dando os passos no ritmo da música. A cada passo, a perna é levantada e esticada, dando-se um chute no ar, como se estivesse chutando uma bola de futebol. Um chute médio, nem fraco nem forte.
Nota: O detalhe é que ao invés de chutar o ar, você chuta outras pessoas, pois estão todos espremidos, lembra? Mas preste atenção, você não está chutando outra pessoa porque você quer. A música faz você chutar o ar e por acaso há outra pessoa no lugar do ar. Tanto o chutante quanto o chutado estão cientes disso, então todos se chutam o tempo todo e isso é normal.
O tronco e a cabeça são movimentados para um lado e para o outro, acompanhando o ritmo e os chutes. É a ginga.
Os braços ficam dobrados em 90 graus e os punhos fechados, fazendo um movimento alternado, para frente e para trás, no ritmo da música. É como um boxeador em posição de defesa do rosto, só que com a guarda mais aberta (os punhos não se tocam) e os cotovelos bem afastados. A cabeça fica levemente abaixada. Esta é uma posição de defesa da cabeça, para evitar colisões. Assim, nos choques o que se bate são os cotovelos e antebraços.
Algumas variações incluem uma posição diferente dos braços, dobrados na vertical e fazendo movimentos para cima e para baixo. Ou ainda dar joelhadas no ar ao invés de chutar.
Então se você nunca viu, imagine a dança. Um boxeador defendendo a cabeça, gingando e dando chutes no ar. Isso é pogar. Agora imagine vários boxeadores suados e fedidos fazendo isso em um espaço minúsculo, se chocando e se batendo o tempo todo. Isso é um pogo.
Se passa a semana inteira, o que fazer para melhorar?
As contas estão esperando e o salário não vai dar.
Chega o fim de semana e eu sei que algo vai mudar,
Quando esqueço os meus problemas e começo a POGAR.

-- banda Sociedade Armada
A roda de pogo
A roda de pogo é uma evolução natural do pogo. Com cada um andando em uma direção diferente, os choques frontais são muito freqüentes e a dança fica prejudicada. Apesar de se trombar fazer parte do jogo, se trombar demais impede que se faça a ginga no ritmo da música.
Nada é combinado, mas intuitivamente todos começam a andar para uma mesma direção, diminuindo o caos de colisões frontais. Como o espaço é reduzido, só é possível andar em círculos, ao redor do centro do pogo. Esta é a roda de pogo.
O sentido não importa, mas parece ser mais "natural" andar no sentido anti-horário. Não sei porque, experiência própria.
A roda geralmente se forma na frente do palco, logo atrás do pessoal do gargarejo na primeira fileira. Ela pode ser pequena ou imensa, dependendo do número de integrantes. Geralmente há apenas uma. O resto do público que não quer pogar se acomoda ao redor da roda, levando uns chutes, cotoveladas e encontrões de vez em quando.
No intervalo das músicas a roda pára e todos descansam. É comum ver abraços entre amigos, sorrisos e gritos, típicos de quem está se divertindo bastante. Os sorrisos também são comuns de ver no meio da roda. Chutar e ser chutado faz parte do jogo e todos fazem isso com alegria. É a libertação. É uma grande festa punk.
Quero uma festa com os Kennedys
Eles é que sabem o que é hardcore
Depois pra resfriar e afastar os junkies
POGUEAR um monte ouvindo Circle Jerks
Quero uma festa punk!

-- banda Replicantes
As variações da dança
Quando a banda é realmente boa e todos estão muito empolgados, é comum ver variações do pogo clássico, que podem incluir:
Rodar a camiseta acima da cabeça e gritar.
Jogar cerveja para o alto e gritar.
Subir no ombro de outro cara e rodar a camiseta e/ou jogar cerveja.
Pular no ar num momento de ápice da música.
Dar vários pulos consecutivos no ápice do momento de ápice da música.
Levantar um braço com o punho fechado e cantar frases da letra.
Levantar os dois braços e com os punhos e olhos fechados cantar a frase da letra que é realmente especial para você.
Abraçar o primeiro cara que ver na frente e pogarem juntos por alguns segundos. Não ficar muito tempo abraçado que senão é viadagem.
Fechar os olhos e simplesmente deixar o corpo solto, sendo jogado para todos os lados junto com o pogo.
Fazer um mosh.
Como se a vida fosse um punkrock em show
Temos 15 minutos para mostrar o que queremos
E você segue em frente contente com o show
CHUTANDO as coisas ruins, deixe tudo de lado

-- banda Tequila Baby
O mosh
O mosh (pronuncia-se móchi) não é uma exclusividade de shows punk, mas por ser bem freqüente a sua execução, merece ser comentado também. "Dar um mosh" é subir no palco e se jogar de lá, caindo em cima da platéia. O palco deve ser alto. O nome gringo é "stage dive", mas eu aprendi como mosh.
Funciona assim: você se joga. As pessoas te seguram não porque querem, mas porque é a única maneira de não se machucarem com o choque do seu corpo, já que o lugar está lotado e não é possível sair debaixo. Por isso é mais sábio pular em cima das pessoas que estão assistindo o show, e não no pogo.
O pulo é uma questão de estilo. Pode ser frontal (tipo mergulho), de costas, com giro, com mortal, braços abertos, qualquer coisa menos pular "em pé". Isso é coisa de frutinha que está com medinho de se machucar. E ainda pode machucar os outros com a pisada.
Aconteça o que acontecer, saia logo do palco. Se você subiu para dar um mosh, corra e pule. Não fique saracoteando ou querendo tomar o lugar do vocalista da banda. Se você quer mesmo cantar, monte sua própria banda.
Também não fique feito um trouxa pedindo para que o pessoal se junte para te segurar, ou fazer "cadeirinha". Se não há onde pular, simplesmente desça do palco na boa e volte para o pogo.
LEMBRE-SE: Qualquer permanência não solicitada de mais de cinco segundos em cima do palco é considerada manézisse extrema.
As regras
Punks e regras não combinam. Mas o pogo é como um mundinho à parte, com as suas regras de conduta e de boa convivência que devem ser respeitadas.
É muito comum para um iniciante ver a roda de pogo e logo concluir: "Ah, saquei, basta socar e chutar todo mundo e estarei dançando". E lá vai o pequeno gafanhoto fazer isso no pogo. Ele com certeza sairá machucado.
Todos no pogo sabem quem são os que estão dançando na boa e os que estão abusando. Qualquer pancada diferente do normal é facilmente reconhecida e a repreensão pode vir verbalmente ou com outra pancada mais forte. "Sem querer", é claro. Brigas no pogo são raríssimas.
Etiqueta do pogo
Cada um pode dançar como quiser, batendo nos outros de maneira amigável e não intencional, sem abusos.
Se alguém cair no chão (escorregadio, lembra?) os que estão ao redor fazem uma "cabaninha" para protegê-lo e o ajudam a levantar.
Se precisar amarrar o tênis/bota/coturno, faça isso fora do pogo.
Se você achar alguma coisa no chão, entregue para o cara da banda anunciar no microfone no intervalo das músicas.
Uma guria pogando ou dando mosh deve ser encarada como um punk suado fedido. Nada de aproveitar para tirar uma lasquinha. Isso é coisa de mané.
Se você quer que sua namorada pogue, deixe-a. Ficar protegendo a mulher no meio do pogo é ineficiente e atrapalha os demais. Ou deixe-a livre ou saiam da roda.
Pogo e cigarro não combinam, pois brasa quente e caras sem camisa se atraem. Se quiser fumar, saia do pogo.
Cansou? Saia do pogo, não fique parado no meio atrapalhando o fluxo.
Tomou uma pancada forte? Tente identificar se foi intencional ou sem querer. Geralmente é sem querer. Saia da roda para se recuperar. Se foi intencional, marque o cara e depois bata nele "sem querer" também em outra música, para que ele saia do pogo. Se quiser ser mais construtivo tente conversar e explicar o que ele fez de errado.
Bateu forte em alguém sem querer? Peça desculpas na hora para não ser confundido como intencional. Mesmo se desculpando, sair do pogo por alguns minutos pode ser uma boa idéia. Avalie a situação.
Não brigue. Você notou que não há brigas no pogo? Faça a sua parte para que isso continue assim.
O fim
Terminados os shows, você está exausto, sem ar, com sede, com fome, fervendo, suando e com dores por todo o corpo. As roupas estão encharcadas numa mistura de suor, cerveja e as gotas de não-sei-o-quê que caem do teto. Perder a camiseta é comum, não se preocupe. Seu cheiro é insuportável. Suas roupas devem ir direto para o tanque ou para o lixo. A nuca dói. Há arranhões e roxos no seu corpo, principalmente no antebraço e nos cotovelos. Seu tênis/bota/coturno está irreconhecível, todo pisoteado e sujo.
E o principal: há um BAITA sorrisão em seu rosto e você se sente renovado, vivo, feliz.
Sobre o artigo
Nenhuma pesquisa ou invenção foram feitas. Todo o conteúdo reflete a vivência do autor. Não há nenhuma pretensão a não ser o registro escrito da experiência.

Quantos tipos de punks existem?






- Você já fez essa pergunta?

- Quantos tipos de punks existem?

Existem vários, saiba agora um pouco sobre alguns deles:


Punk: Esse aí é o puro, não contém ideologia, não se diz anarquista ou comunista, anda apenas como o começo da sua origem.

Red Punk: É o punk comunista. Acredita no comunismo como solução, alguns militam em partidos principalmente o PSTU. Outros agem individualmente.


Anarco-Punk: É o "punk anarquista”, usam o A circulado sem os braços (o a maisculo dentro de um circulo preto. São essencialmente anarquistas, possui origens punks no modo de se vestir.

Street Punk: É o punk de rua, geralmente curtem música punk OI!, usam suspensórios, alguns andam de skate, adoram rolês, tudo relacionado as calçadas e ruas.

Raw Punk: Como o nome diz, o punk tosco, não lapidado, possui laços parecidos com os anarcos, são anarquistas. Curtem música Raw tal como Antabus e Disclose e outros do tipo, além do HxCx claro.

Punk Devasto/Devastação: Muitos estão no subúrbio,quando estão juntos formam uma gangue, sabe-se muito pouco sobre eles, suas ações envolvem bagunça, pixações, tretas. Pra eles o mundo não tem mais solução, daí vem a frase "Acabe com o mundo antes que ele acabe com você". Quando saem de rolê usam máscaras ou mordaças como anarco-punk, para não serem reconhecidos.

Eco-Punk: Punk a favor da ecologia. O homem não é nada sem a natureza. Muitos estão em ONG's ecologistas (principalmente o Greenpeace). Alguns possuem essências anarquistas, a maior parte deles são vegan(contra a matança de animais).

Drunk/Junk Punk: Drogados ou bêbados, beber até morrer. Aqui no Brasil tá cheio, originados da Inglaterra, são punk's de fins de festa. É só ir ao centro ás 5 da manhã e você vai ve-los dormindo nas calçadas, de ressaca. São Punks comuns e alguns anarquistas, o contrário ao extremo de um sXe.

Cyber-Punk: Praticamente existem muito pouco deles aqui no Brasil. Também de origem inglesa, é o Punk segundo a ficção cientifica, e até mesmo tudo relacionado a computador (ver Robert Morris, criador do primeiros vírus Worm pra computador e Mitnick, um lenda no roubo de bancos via internet). Pra eles o mundo sera um lugar onde máquinas e humanos andarão juntos.

Punk do Suburbio: Como o nome já diz, vivem nos subúrbios, são anarquistas, andam sempre juntos e em rolê. Um punk como outro qualquer, anarquista e vivente no subúrbio.

Punk Niilista: Quase um punk devasto, é alguém q não tem expectativas de mudança no mundo, pra eles o mundo não tem mais jeito. Fazem panfletos, zines, criticando o mundo com uma visão pessimista meio apocalíptica. Creem no caos como forma de limpeza de tudo o que esta acontecendo.

Punk Gótico ou Deathrocker: Existiu pouco depois que o punk nasceu. Punks amantes da noite e de cemitérios. Usam moicano preto e roupas essencialmente pretas, alguns pregam o anarquismo em si, outros mais o goticismo.

Nazi-Punk: Muitos não os consideram punks, eu também não os considero. Aqui no Brasil não existe, eu nunca vi. Existem principalmente na Inglaterra e Alemanha. Seu visual é completamente quase punk,mas usam apenas roupas brancas ou pretas e nenhuma outra cor. Sempre a camiseta que eles vestem tem a suastica nazista. Essa praga se alastrou graças a palhaça do Sid Vicious (aquele do $ex Pistols) vestir uma camisa com a suástica.

O legado Punk


Os punks nos deixaram muitos ensinamentos e ideias, mas elas foram distorcidas com o passar do tempo, levando qualquer idiota a pensar que é punk:



Fato 1: Os Punks inventaram o moicano.
Hoje é usado por TODO MUNDO. Funkeiros, pagodeiros, emos e até jogadores de futebol.


Vai tomar no cu, Neymar.



Fato 2: Os punks foram os primeiros a pintar o cabelo com cores estranhas.
Hoje qualquer um faz isso, mas principalmente emos e góticos posers (ou seja, emos).


Marimoon que o diga.


Fato 3: Os punks usavam calças rasgadas.
Mas antes isso não era moda.


De qualquer jeito, só em algumas pessoas fica bom.


Fato 4: Os punks usavam piercing e tatuagem para chocar a sociedade.
Hoje isso é tão comum que até perdeu a graça.


Apesar de ser ruim beijar de língua com um piercing no meio do caminho.


Fato 5: Os punks só usavam 3 acordes em suas músicas
Hoje é o máximo que uma música pop atual usa. Aliás, 3 é o máximo do máximo!


"The Only Exception" é chata, não?


Fato 6: Os punks sempre criticavam o governo, o Sistema, a Sociedade e eram a favor da anarquia.
Hoje o capitalismo continua...


Bang!



Fato 7: Os punks inventaram o conceito Do It Yourself (DIY), o "Faça Você Mesmo", que é concertar uma coisa em vez pagar pelo concerto dessa coisa, alimentando o Sistema.
Hoje todo mundo acha que é só uma frase usada em decoração e design de casas.


Gostou da nova arrumação das plantas?



Fato 8: Os punks não se importavam com o que ninguém pensava.
Hoje ser igual a todo mundo é um dogma universal.


Todo mundo gosta de Justin Bieber? Eu tenho que gostar também!



Fato 9, e o único que as pessoas realmente seguem: Os Punks não gostavam de Heavy Metal.
Hoje todo mundo segue esse conceito à risca!


Oi, garota normal achada na primeira página do Google, você gosta de Motörhead?


Fato 10, o maior dos fatos!: Punk bom é punk morto!
Todos os punks de verdade estão mortos, e nenhum hoje que se diz punk é um de verdade.



FRASE DITA POR ELE :

"O Punk Rock está morto... E eu matei o maldito."
Billie Joe Armstrong, Green Day
Obrigado por nada! Graças a você qualquer gazela de sombra no olho hoje em dia é chamada de Punk!


Sexo, SEM DROGAS e Rock n' Roll







Tommy Hol Ellingsen e Leona Johansson, de 28 e 21 anos de idade respectivamente, decidiram fazer sexo ao vivo durante a apresentação da banda norueguesa The Cumshots em um festival chamado Quart, realizado na cidade de Kristiansand, na Noruega. O casal é militante do "Fuck For The Rain Forest", um grupo que prega o uso do sexo para lutar contra a destruição das florestas, e resolveu se valer do festival para uma "manifestação política"... obviamente o caso foi parar na polícia, que vai "investigar" se foi cometido algum delito...

PARA ASSISTIR O VIDEO.. : DOWNLOAD


Informações adicionais : Tanto a banda quanto o casal foram multados em 2500 U$ cada por "comportamento indevido".

ATITUDE!!! [1]



ATITUDE!!! Essa palavra é muito comentada, falada, proferida ou atribuída a artistas do mundo da Música. Tanto rockers como hereges podem ter essa tal ATITUDE!!!, mas na verdade ninguém sabe o que isso realmente significa. Tocado pela sede de saber e pelo ócio que lhe acompanha, este autor tentou traçar sentidos para esta palavra.


Logo de início podemos nos conformar que quebrar uma guitarra num show, bagunçar o quarto de hotel que está hospedado, jogar um carro na piscina ou comer várias groupies são sintomas de ATITUDE!!!, mas também podem ser apenas sintomas de gente que segue o Estilo de Vida Rock and Roll, que dá o foda-se a tudo e só quer se divertir.


Mas, ATITUDE!!! também pode ser desafiar as autoridades que regem o Sistema, como as grandes companhias, o governo, a religião, a Mídia, etc. Mas isso também pode ser chamado apenas de "lutar pela justiça merecida". Afinal, ninguém que reclama da Vevo ter monopolizado o YouTube pode ser chamado de pessoa de ATITUDE!!!, todo mundo faz isso!Outro significado possível é de que quer dizer desobedecer as leis impostas e fazer coisas não-convencionais ou proibidas. Assim podemos dizer que bandas independentes que fazem letras de protesto tem ATITUDE!!!, já que não obedecem ao estigma que banda tem que ser empresariada pra fazer sucesso, e também fala verdades inconvenientes sobre o alvo que atacam. O problema é que esse significado pode ser banalizado a ponto de considerarmos uma patricinha mimada uma pessoa dotada de tal qualidade. Uma pessoa que desobedece os pais e gasta o cartão de crédito deles pra comprar roupas caras, vive à custa deles pra sobreviver ao invés de arrumar um emprego, e dorme tarde porque fica na balada até três da manhã pode ser características de uma pessoa que tem ATITUDE!!! Por que não?A única coisa que sabemos é que tanto rockers quanto artistas Pop vem se engrandecendo com esse adjetivo em caps lock, e adorados por jovens influenciáveis que querem imitá-los de todo jeito, achando que vão ter este adjetivo também. Pensando nisso, vamos pegar exemplos na Música Pop e traçar um padrão ou perfil pra saber o que faz cada um ter o tal adjetivo:




Esta acima é... ah, você sabe. Dizem que Britney Spears tem ATITUDE!!! por ter sido uma ninfeta de 16 anos na Música Pop e ter assustado os pais de família com tamanha precocidade e libertinagem com essa idade. Também na fase "Britney", a homônima se mostrou uma putinhamulher madura e crescida, e a partir daí foi colher os frutos de suas imprecações. Até topar com Kevin Federline, se separar e cair na bebida pra esquecer o ex com Paris Hilton e Lindsay Lohan, fase que mostrou seu estilo de vida Rock and Roll (LOL), quando foi flagrada sem calcinha em festinhas inúmeras vezes, além de mostrar seu ligeiro descontentamento com paparazzis dando-lhes guarda-chuvadas. Depois vai pra reabilitação e volta como uma fênix e com uma pança avantajada na fase "Blackout", onde vemos sua barriga encolher e a Britney voltar a ser a mesma de sempre, e a partir daí com "Circus" e agora "Femme Fatalle" para receber seu adjetivo de mulher de ATITUDE!!! por ter feito tudo isso.


Mas tudo isso o que, exatamente? Este foi um exemplo de Atitude de Puta. Além de Britney, outras como Christina AguileraJennifer LopezShakiraMariah Carey,BeyoncéKaty Perry... daqui a pouco este autor vai fazer uma lista de todas as cantoras pop atuais.


O mundo da Música também tem outro segmento para ATITUDE!!!, que é a Atitude de Rebelde. Podemos ver isto no clipe abaixo da cantora P!nk.


Vejam, ela atrapalha o trânsito por nada, quebra uma guitarra que nem comprou ainda, corta uma árvore destruindo a cerca do vizinho, ataca um carro de recém-casados, tira a roupa em frente aos fotógrafos, queima o cabelo (sem querer), dá duas garrafas de urina pra dois otários beberem, promove uma guerra de travesseiros, e mostra a língua!!! Isso que é ATITUDE!!!

P!nk às vezes também se engaja em criticar a Sociedade com letras de impacto como em "Stupid Girls", mas continua sendo adorada por stupid girls and other stupids (ora, por acaso o Strike perdeu seus fãs ridículos com o hit "A Tendência"?). Mas o que fatura mais é P!nk fazer essa cara de revoltada e sair quebrando tudo que o seguro posa pagar depois, pois assim ela também ganha certificado de pessoa de ATITUDE!!!

Assim nós temos também um novo significado para rebeldia, que é "fazer cara de bravo, se dizer rebelde, quebrar/violentar algo/alguém, mas sem danos que possam processar o acusado. Se houver algum incômodo, o rebelde terá de ser rebelde em outra freguesia".Avril Lavigne faz isso, Lily AllenKe$haLady GaGa... E o engraçado é que os Rebeldes brasileiros nunca fizeram nada disso! Muito menos o RBD, os rebeldes originais!


Rebeldia é sair da hegemonia da Vênus Platinada, fazer um Êxodo Global e se filiar ao Canal do Bispo, pra fazer uma Malhação onde as mulheres usam saia. Bem melhor, não?

A Música Pop ainda tem mais uma definição para ATITUDE!!!, que é Atitude de Filósofo. Raros artistas fazem isso, que é mostrar ATITUDE!!! pelas suas letras de impacto, e não dão escândalos, pitis e nem ganham por cima de sua imagem. E quem faz isso hoje em dia? Hoje em dia... ahm... deixe me ver... ninguém. Sabe, as pessoas não querem pensar na vida e nem fazer rebeliões, por isso artistas como Gabriel, O PensadorJay VaquerO RappaF.U.R.T.O, Pitty [esta, com o single Anacrônico] ou Legião Urbana estão mortos...


Agora ela anda fazendo cover de Roberto Carlos, fazendo música pop e dizendo que é foda. E antes ela dizia que não era como uma artista qualquer que se preocupava mais com a aparência do que com a música que fazia, já que buscava passar mensagens e fazia tudo isso sendo honesta e blá blá blá... Mas parece que ela foi mudando de ideia com o tempo e hoje toca um Pop Rock medíocre e descartável. Hoje com o "Sou Foda", quer dizer, "Me Adora", Pitty tem tanta atitude como Avril Lavigne, que também dizia se engajar em letras pensantes, e foi mudando sua sonoridade junto com a sua cabeça... Pra quem dizia no passado que não se importava com a aparência, as duas traíram muito bem seus conceitos. Mas enfim... as duas são vadias, e eu nunca curti a banda da Pitty, ela sempre teve musicas confusas, que não faziam muito sentido, assim como a banda Madame Saatan. 
Pitty ainda fez um novo trabalho, junto com Martin Mendezz (guitarrista da sua banda). O projeto se chama Agridoce e não há nenhum selo de gravadora (interessante, ela resolveu investir do próprio bolso kk).

Uma coisa que achei interessante foi uma banda de alternativo formada pelo Martin e o Eduardo :


Não ficou nada mal. Pra quem quiser conferir.. :


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Vou aproveitar esse poste e dissecar uma música de cada uma delas (Avril e Pitty).

Avril Lavigne

Novo single de Avril Lavigne (a.k.a. a Princesinha Poser do Punk) tinha sido lançado, e se chamava "What The Hell".
Depois de ter dito que estava mais madura e que já tinha mentalidade de adulta, parece que Avril se contradisse mais uma vez (que novidade) ao fazer essa musiquinha pop de menina adolescente revoltadinha, cheia daquela palavrinha mágica que é atribuída à cantora toda hora atitude.

Então, vamos ver se ela tem alguma coisa pra mostrar de bom?


Avril Lavigne - What The Hell (Que Inferno)
tradução ruim, mas vai assim mesmo.

You say that I'm messing with your head
Você diz que eu estou bagunçando com a sua cabeça
All 'cause I was making out with your friend
Tudo porque eu estava beijando seu amigo
E você acha pouco?!! Sua puta! Vadia! Safada! Piranha! Imoral!

Love hurts whether it's right or wrong
O amor machuca mesmo quando é certo ou errado
Não doeu pra você, doeu pro seu ficante. O coitado vai virar emo por sua culpa!

I can't stop 'cause I'm having too much fun
Não posso parar porque eu estou me divertindo muito
Então você vai continuar traindo o cara?! SUA PUTA! VADIA! SAFADA! PIRANHA! IMORAL!

You're on your knees
Você está de joelhos
begging “please,
Me implorando, "Por favor"
stay with me”
"Fique comigo!"
Porra, seu corno-chiclete! Tu também não ajuda, hein! Lamentável...

But honestly
Mas honestamente
I just need to be a little crazy
Eu só preciso ser um pouco louca
Não, tu precisa é parar de ser galinha.

All my life I've been good, but now
Toda minha vida eu fui boa, mas agora
Ah, I'm thinking "what the hell"
Ah, estou pensando "que se dane"
Quando eu vi essa frase, pensei num funk da Valesca Popozuda, que dizia “Valeu, muito obrigada, mas agora virei puta”. É foda viver no rio de Janeiro... mas essa letra combina.

All I want is to mess around
Tudo que eu quero é bagunçar
Traduzindo, tudo que você quer é dar.

And I don't really care about
E eu realmente não me importo
Claro que não, o cu é seu, você faz o que quiser com ele...

If you love me, if you hate me
Se você me ama, se você me odeia
You can't save me, baby, baby
Você não pode me salvar, baby, baby
Viu só? Ela vai virar churrasco quando Odin vir à Terra... mas ninguém vai sentir falta mesmo.

All my life I've been good, but now
Toda minha vida eu fui boa, mas agora
Whoa, what the hell
Ah, que se dane
Isso, libera geral! Continue dando bons exemplos pras suas fãs. Depois elas vão querer perder a virgindade aos 13 anos, você vai tomar processos dos pais e eu vou ver se você vai continuar não se importando.

What? What? What? What the hell?
Que? Que? Que? Que se dane!
Na verdade eu ia dizer “arrancar o cabaço” na frase acima, mas achei que seria muito vulgar da minha parte... não quero me igualar à Avril.

So what if I go out on a million dates
E daí se eu sair em um milhão de encontros
You never call or listen to me anyway
Você nunca me liga ou me escuta de qualquer jeito
Perae, então você tá dando pra todo mundo porque tá com raiva do corno? Aaaah, não............. lamentável [2]...... “Vou me vingar fazendo pior”, típico pensamento de menina imatura. Parece que Avril não mudou então.

I'd rather rage than sit around and wait all day
Eu prefiro ficar com raiva do que sentar e esperar o dia todo
Parece que você quis dizer “Eu prefiro sentar do que ficar com raiva e esperar o dia todo”.

Don't get me wrong, I just need some time to play
Não me entenda mal, eu só preciso de um tempo para brincar
Let's play Love Game, já dizia Lady GaGa.

[repetição do bacanal refrão]


--------------------------------------------------------------------------------------


Pitty


Depois de se render cada vez mais ao Sistema e finalmente ser queridinha pela Mídia com seu single "Me Adora" (que fez tanto sucesso que o Aviões do Forró fizeram uma versão especial), Pitty esperou Lady GaGa e Justin Bieber serem esquecidos para dividir espaço nas rádios com Shakira (o supermercado musical é cheio de altos e baixos mesmo) com seu novo hit "Fracasso". Ao que parece, Pitty quer ser tão querida pela Mídia que usou uma antiga técnica usada pela MPB e pela banda Skank para ser sempre elogiada pelos críticos "especializados", que é: fazer música sem nexo.


Pitty - Fracasso
O êxito tem vários pais, orfão é o seu revés
Começou... alguns dizem que isso tem sentido, mas...

Aos que sofrem por fim o céu abranda raiva
Sabe o que parece? Quando o padre fala um monte de coisas com aquela voz sonolenta e todo mundo fala "AMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉM". Ninguém entende o que padre fala, mas todo mundo o adora...

O que trago sobre os ombros é meu e é só meu
Até parece! Essa geladeira que você tá carregando é minha! Paguei à vista e eu quero ainda pra hoje!

Sustento sem implorar a benção e o pesar
Então sustenta direito essa geladeira que encomendei pelas Casas Bahia à 1 mês e tá atrasada até agora! Anda! Anda!*palmas ansiosas*

Mas vil é desdenhar do que não se pode ter
Vive tão disperso, olha pros lados demais

... É pra ver se alguém entendeu o que você cantou.

Não vê que o futuro é você quem faz
Eu já ouvi isso num comercial de uma universidade vagabunda... Isso pode ser considerado clichê? Ah, é frase pronta de qualquer jeito.

Porque o fracasso lhe subiu a cabeça
Ha ha ha ha! Já ouvi falar em sucesso subir a cabeça, essa daí é nova! Não deixa a sua música te subir a cabeça não, hein Pitty!

Atribui ao outro a culpa por não ter mais
Declara as uvas verdes mas não fica em paz

"Declara as uvas"?! WTF?! Tudo estava começando a fazer sentido e essas uvas estragam tudo! Odeio uvas verdes! Prefiro as roxas!

Porque o fracasso lhe subiu a cabeça
Esse é o refrão mais estranho e fail da Pitty, e talvez da música brasileira.

O maestro bem falou, a ofensa é pessoal
Então pode chamar este autor que vos fala de maestro, pois quando ele fala mal do Michael Jackson os fãs acham que é com eles.

Quem aponta o traidor é quem foi traído
Exatamente! Antigamente este autor gostava de você, e agora te aponta! Traidora do movimento!

Já sabe o que é cair, ao menos tentou ficar de pé 
Vai falar dos bebês que nem sabem andar direito ainda? Como você chegou a esse assunto tão rápido?!

E vítima de si, despreza o que nunca vai ter
Ah, este autor não despreza a Simone Simons...

Mais verde é sempre além do que se pode ver
WTF?!

[repetição das abobrinhas do refrão]
Cheguei e saí sem entender nada...


--------------------------------------------------------------------------------------

Este post usou 15 "atitudes" em caps lock e com pontos de exclamação. Será que ele tem atitude por isso?