sábado, 1 de outubro de 2011

ATITUDE!!! [1]



ATITUDE!!! Essa palavra é muito comentada, falada, proferida ou atribuída a artistas do mundo da Música. Tanto rockers como hereges podem ter essa tal ATITUDE!!!, mas na verdade ninguém sabe o que isso realmente significa. Tocado pela sede de saber e pelo ócio que lhe acompanha, este autor tentou traçar sentidos para esta palavra.


Logo de início podemos nos conformar que quebrar uma guitarra num show, bagunçar o quarto de hotel que está hospedado, jogar um carro na piscina ou comer várias groupies são sintomas de ATITUDE!!!, mas também podem ser apenas sintomas de gente que segue o Estilo de Vida Rock and Roll, que dá o foda-se a tudo e só quer se divertir.


Mas, ATITUDE!!! também pode ser desafiar as autoridades que regem o Sistema, como as grandes companhias, o governo, a religião, a Mídia, etc. Mas isso também pode ser chamado apenas de "lutar pela justiça merecida". Afinal, ninguém que reclama da Vevo ter monopolizado o YouTube pode ser chamado de pessoa de ATITUDE!!!, todo mundo faz isso!Outro significado possível é de que quer dizer desobedecer as leis impostas e fazer coisas não-convencionais ou proibidas. Assim podemos dizer que bandas independentes que fazem letras de protesto tem ATITUDE!!!, já que não obedecem ao estigma que banda tem que ser empresariada pra fazer sucesso, e também fala verdades inconvenientes sobre o alvo que atacam. O problema é que esse significado pode ser banalizado a ponto de considerarmos uma patricinha mimada uma pessoa dotada de tal qualidade. Uma pessoa que desobedece os pais e gasta o cartão de crédito deles pra comprar roupas caras, vive à custa deles pra sobreviver ao invés de arrumar um emprego, e dorme tarde porque fica na balada até três da manhã pode ser características de uma pessoa que tem ATITUDE!!! Por que não?A única coisa que sabemos é que tanto rockers quanto artistas Pop vem se engrandecendo com esse adjetivo em caps lock, e adorados por jovens influenciáveis que querem imitá-los de todo jeito, achando que vão ter este adjetivo também. Pensando nisso, vamos pegar exemplos na Música Pop e traçar um padrão ou perfil pra saber o que faz cada um ter o tal adjetivo:




Esta acima é... ah, você sabe. Dizem que Britney Spears tem ATITUDE!!! por ter sido uma ninfeta de 16 anos na Música Pop e ter assustado os pais de família com tamanha precocidade e libertinagem com essa idade. Também na fase "Britney", a homônima se mostrou uma putinhamulher madura e crescida, e a partir daí foi colher os frutos de suas imprecações. Até topar com Kevin Federline, se separar e cair na bebida pra esquecer o ex com Paris Hilton e Lindsay Lohan, fase que mostrou seu estilo de vida Rock and Roll (LOL), quando foi flagrada sem calcinha em festinhas inúmeras vezes, além de mostrar seu ligeiro descontentamento com paparazzis dando-lhes guarda-chuvadas. Depois vai pra reabilitação e volta como uma fênix e com uma pança avantajada na fase "Blackout", onde vemos sua barriga encolher e a Britney voltar a ser a mesma de sempre, e a partir daí com "Circus" e agora "Femme Fatalle" para receber seu adjetivo de mulher de ATITUDE!!! por ter feito tudo isso.


Mas tudo isso o que, exatamente? Este foi um exemplo de Atitude de Puta. Além de Britney, outras como Christina AguileraJennifer LopezShakiraMariah Carey,BeyoncéKaty Perry... daqui a pouco este autor vai fazer uma lista de todas as cantoras pop atuais.


O mundo da Música também tem outro segmento para ATITUDE!!!, que é a Atitude de Rebelde. Podemos ver isto no clipe abaixo da cantora P!nk.


Vejam, ela atrapalha o trânsito por nada, quebra uma guitarra que nem comprou ainda, corta uma árvore destruindo a cerca do vizinho, ataca um carro de recém-casados, tira a roupa em frente aos fotógrafos, queima o cabelo (sem querer), dá duas garrafas de urina pra dois otários beberem, promove uma guerra de travesseiros, e mostra a língua!!! Isso que é ATITUDE!!!

P!nk às vezes também se engaja em criticar a Sociedade com letras de impacto como em "Stupid Girls", mas continua sendo adorada por stupid girls and other stupids (ora, por acaso o Strike perdeu seus fãs ridículos com o hit "A Tendência"?). Mas o que fatura mais é P!nk fazer essa cara de revoltada e sair quebrando tudo que o seguro posa pagar depois, pois assim ela também ganha certificado de pessoa de ATITUDE!!!

Assim nós temos também um novo significado para rebeldia, que é "fazer cara de bravo, se dizer rebelde, quebrar/violentar algo/alguém, mas sem danos que possam processar o acusado. Se houver algum incômodo, o rebelde terá de ser rebelde em outra freguesia".Avril Lavigne faz isso, Lily AllenKe$haLady GaGa... E o engraçado é que os Rebeldes brasileiros nunca fizeram nada disso! Muito menos o RBD, os rebeldes originais!


Rebeldia é sair da hegemonia da Vênus Platinada, fazer um Êxodo Global e se filiar ao Canal do Bispo, pra fazer uma Malhação onde as mulheres usam saia. Bem melhor, não?

A Música Pop ainda tem mais uma definição para ATITUDE!!!, que é Atitude de Filósofo. Raros artistas fazem isso, que é mostrar ATITUDE!!! pelas suas letras de impacto, e não dão escândalos, pitis e nem ganham por cima de sua imagem. E quem faz isso hoje em dia? Hoje em dia... ahm... deixe me ver... ninguém. Sabe, as pessoas não querem pensar na vida e nem fazer rebeliões, por isso artistas como Gabriel, O PensadorJay VaquerO RappaF.U.R.T.O, Pitty [esta, com o single Anacrônico] ou Legião Urbana estão mortos...


Agora ela anda fazendo cover de Roberto Carlos, fazendo música pop e dizendo que é foda. E antes ela dizia que não era como uma artista qualquer que se preocupava mais com a aparência do que com a música que fazia, já que buscava passar mensagens e fazia tudo isso sendo honesta e blá blá blá... Mas parece que ela foi mudando de ideia com o tempo e hoje toca um Pop Rock medíocre e descartável. Hoje com o "Sou Foda", quer dizer, "Me Adora", Pitty tem tanta atitude como Avril Lavigne, que também dizia se engajar em letras pensantes, e foi mudando sua sonoridade junto com a sua cabeça... Pra quem dizia no passado que não se importava com a aparência, as duas traíram muito bem seus conceitos. Mas enfim... as duas são vadias, e eu nunca curti a banda da Pitty, ela sempre teve musicas confusas, que não faziam muito sentido, assim como a banda Madame Saatan. 
Pitty ainda fez um novo trabalho, junto com Martin Mendezz (guitarrista da sua banda). O projeto se chama Agridoce e não há nenhum selo de gravadora (interessante, ela resolveu investir do próprio bolso kk).

Uma coisa que achei interessante foi uma banda de alternativo formada pelo Martin e o Eduardo :


Não ficou nada mal. Pra quem quiser conferir.. :


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Vou aproveitar esse poste e dissecar uma música de cada uma delas (Avril e Pitty).

Avril Lavigne

Novo single de Avril Lavigne (a.k.a. a Princesinha Poser do Punk) tinha sido lançado, e se chamava "What The Hell".
Depois de ter dito que estava mais madura e que já tinha mentalidade de adulta, parece que Avril se contradisse mais uma vez (que novidade) ao fazer essa musiquinha pop de menina adolescente revoltadinha, cheia daquela palavrinha mágica que é atribuída à cantora toda hora atitude.

Então, vamos ver se ela tem alguma coisa pra mostrar de bom?


Avril Lavigne - What The Hell (Que Inferno)
tradução ruim, mas vai assim mesmo.

You say that I'm messing with your head
Você diz que eu estou bagunçando com a sua cabeça
All 'cause I was making out with your friend
Tudo porque eu estava beijando seu amigo
E você acha pouco?!! Sua puta! Vadia! Safada! Piranha! Imoral!

Love hurts whether it's right or wrong
O amor machuca mesmo quando é certo ou errado
Não doeu pra você, doeu pro seu ficante. O coitado vai virar emo por sua culpa!

I can't stop 'cause I'm having too much fun
Não posso parar porque eu estou me divertindo muito
Então você vai continuar traindo o cara?! SUA PUTA! VADIA! SAFADA! PIRANHA! IMORAL!

You're on your knees
Você está de joelhos
begging “please,
Me implorando, "Por favor"
stay with me”
"Fique comigo!"
Porra, seu corno-chiclete! Tu também não ajuda, hein! Lamentável...

But honestly
Mas honestamente
I just need to be a little crazy
Eu só preciso ser um pouco louca
Não, tu precisa é parar de ser galinha.

All my life I've been good, but now
Toda minha vida eu fui boa, mas agora
Ah, I'm thinking "what the hell"
Ah, estou pensando "que se dane"
Quando eu vi essa frase, pensei num funk da Valesca Popozuda, que dizia “Valeu, muito obrigada, mas agora virei puta”. É foda viver no rio de Janeiro... mas essa letra combina.

All I want is to mess around
Tudo que eu quero é bagunçar
Traduzindo, tudo que você quer é dar.

And I don't really care about
E eu realmente não me importo
Claro que não, o cu é seu, você faz o que quiser com ele...

If you love me, if you hate me
Se você me ama, se você me odeia
You can't save me, baby, baby
Você não pode me salvar, baby, baby
Viu só? Ela vai virar churrasco quando Odin vir à Terra... mas ninguém vai sentir falta mesmo.

All my life I've been good, but now
Toda minha vida eu fui boa, mas agora
Whoa, what the hell
Ah, que se dane
Isso, libera geral! Continue dando bons exemplos pras suas fãs. Depois elas vão querer perder a virgindade aos 13 anos, você vai tomar processos dos pais e eu vou ver se você vai continuar não se importando.

What? What? What? What the hell?
Que? Que? Que? Que se dane!
Na verdade eu ia dizer “arrancar o cabaço” na frase acima, mas achei que seria muito vulgar da minha parte... não quero me igualar à Avril.

So what if I go out on a million dates
E daí se eu sair em um milhão de encontros
You never call or listen to me anyway
Você nunca me liga ou me escuta de qualquer jeito
Perae, então você tá dando pra todo mundo porque tá com raiva do corno? Aaaah, não............. lamentável [2]...... “Vou me vingar fazendo pior”, típico pensamento de menina imatura. Parece que Avril não mudou então.

I'd rather rage than sit around and wait all day
Eu prefiro ficar com raiva do que sentar e esperar o dia todo
Parece que você quis dizer “Eu prefiro sentar do que ficar com raiva e esperar o dia todo”.

Don't get me wrong, I just need some time to play
Não me entenda mal, eu só preciso de um tempo para brincar
Let's play Love Game, já dizia Lady GaGa.

[repetição do bacanal refrão]


--------------------------------------------------------------------------------------


Pitty


Depois de se render cada vez mais ao Sistema e finalmente ser queridinha pela Mídia com seu single "Me Adora" (que fez tanto sucesso que o Aviões do Forró fizeram uma versão especial), Pitty esperou Lady GaGa e Justin Bieber serem esquecidos para dividir espaço nas rádios com Shakira (o supermercado musical é cheio de altos e baixos mesmo) com seu novo hit "Fracasso". Ao que parece, Pitty quer ser tão querida pela Mídia que usou uma antiga técnica usada pela MPB e pela banda Skank para ser sempre elogiada pelos críticos "especializados", que é: fazer música sem nexo.


Pitty - Fracasso
O êxito tem vários pais, orfão é o seu revés
Começou... alguns dizem que isso tem sentido, mas...

Aos que sofrem por fim o céu abranda raiva
Sabe o que parece? Quando o padre fala um monte de coisas com aquela voz sonolenta e todo mundo fala "AMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉM". Ninguém entende o que padre fala, mas todo mundo o adora...

O que trago sobre os ombros é meu e é só meu
Até parece! Essa geladeira que você tá carregando é minha! Paguei à vista e eu quero ainda pra hoje!

Sustento sem implorar a benção e o pesar
Então sustenta direito essa geladeira que encomendei pelas Casas Bahia à 1 mês e tá atrasada até agora! Anda! Anda!*palmas ansiosas*

Mas vil é desdenhar do que não se pode ter
Vive tão disperso, olha pros lados demais

... É pra ver se alguém entendeu o que você cantou.

Não vê que o futuro é você quem faz
Eu já ouvi isso num comercial de uma universidade vagabunda... Isso pode ser considerado clichê? Ah, é frase pronta de qualquer jeito.

Porque o fracasso lhe subiu a cabeça
Ha ha ha ha! Já ouvi falar em sucesso subir a cabeça, essa daí é nova! Não deixa a sua música te subir a cabeça não, hein Pitty!

Atribui ao outro a culpa por não ter mais
Declara as uvas verdes mas não fica em paz

"Declara as uvas"?! WTF?! Tudo estava começando a fazer sentido e essas uvas estragam tudo! Odeio uvas verdes! Prefiro as roxas!

Porque o fracasso lhe subiu a cabeça
Esse é o refrão mais estranho e fail da Pitty, e talvez da música brasileira.

O maestro bem falou, a ofensa é pessoal
Então pode chamar este autor que vos fala de maestro, pois quando ele fala mal do Michael Jackson os fãs acham que é com eles.

Quem aponta o traidor é quem foi traído
Exatamente! Antigamente este autor gostava de você, e agora te aponta! Traidora do movimento!

Já sabe o que é cair, ao menos tentou ficar de pé 
Vai falar dos bebês que nem sabem andar direito ainda? Como você chegou a esse assunto tão rápido?!

E vítima de si, despreza o que nunca vai ter
Ah, este autor não despreza a Simone Simons...

Mais verde é sempre além do que se pode ver
WTF?!

[repetição das abobrinhas do refrão]
Cheguei e saí sem entender nada...


--------------------------------------------------------------------------------------

Este post usou 15 "atitudes" em caps lock e com pontos de exclamação. Será que ele tem atitude por isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário